O back-end consiste nos dados e na infraestrutura que fazem sua aplicação funcionar. O profissional que define as cores, as formas e o estilo de um site ou de um aplicativo é o designer. O programador Front-end será o responsável em codificar e dar vida a essa arte criada pelo designer. O termo Fullstack foi criado para categorizar os profissionais que trabalham com os dois segmentos, Front-End e Back-End. Ou seja, são muito valorizados no mercado de trabalho por terem um conhecimento amplo do desenvolvimento de sistemas. A grande diferença é que justamente o desgner irá atuar na parte visual por meio de ferramentas como Photoshop, e não irá atuar com o código em si, assim como o desenvolvedor.

O desenvolvimento Front-end é a parte da programação que
cuida da criação de interfaces visuais, daquilo que é mostrado na tela de um
navegador ou de um aplicativo no celular. Além disso, a linguagem Ruby conta com o Rails, um framework para desenvolvimento de aplicações web, que é de código aberto. Essa ferramenta foca na resolução rápida de diversos problemas encarados durante o desenvolvimento web, facilitando bastante o andamento das atividades. Java é uma das linguagens mais famosas do mercado e que pode ser utilizada no desenvolvimento de projetos em várias áreas — além da web, pode estar em projetos desktop, mobile e até mesmo IoT. Pode ser utilizada para diversas finalidades, desde aplicações desktop até serviços web e aplicativos móveis — por meio da plataforma Xamarin.

Criação de dicionário Python: aprenda para que serve e como fazer

Desenvolvedores de back-end programam as funções dos aplicativos e os tornam mais seguros, livres de erros e rápidos. Um desenvolvedor de back-end é proficiente em várias linguagens de programação, como Python, Ruby, Java e PHP. Além disso, conhece https://www.7segundos.com.br/arapiraca/noticias/2023/12/28/243034-democratico-bootcamp-de-programacao-e-porta-de-entrada-para-o-mercado-de-ti estruturas de desenvolvimento de aplicativos como Django, Ruby on Rails e Laravel, que integram o front-end e o back-end. Desenvolvedores de back-end também sabem como gerenciar e projetar bancos de dados relacionais e não relacionais.

Vamos dizer que você esteja voltando no site do Mercado Livre para fazer uma segunda compra. Para aparecerem na tela significa que o Back-end foi até o banco de dados, buscou essa informação, entregou para o Front-end e o Front-end exibiu pra você. Entender o que é o Back-end e o Front-end é essencial para qualquer pessoa que pensa em ingressar na carreira de programador. Nesse artigo vamos esclarecer esses dois conceitos e deixar você mais preparado para iniciar seus estudos. No entanto, você nunca deve esquecer que algumas dessas linguagens trabalham juntos para produzir o melhor resultado.

Segurança

Afinal, segundo o DataReportal para abril de 2021, temos 67,1% da população mundial conectada em smartphones. Podemos citar um exemplo das APIs também, já que elas são uma parte importante do trabalho da pessoa que cuida dessa área. Por exemplo, em um login, uma API é o código que possibilita a comunicação entre uma aplicação nova e um sistema já estabelecido na web, como o site do Facebook. O bootcamp de programação HTML é uma linguagem de marcação que permite criar a estrutura de um site, com os seus elementos e a hierarquia. Define o posicionamento dos componentes, as cores, os tipos de fonte e outras questões visuais mais estruturais. O desenvolvedor FullStack é aquele que domina tanto o
Front-End quanto o Back-end e é capaz de criar uma aplicação completa
utilizando uma combinação dessas tecnologias.

Por ser raro encontrar programadores que realmente tenham esse conhecimento amplo, é um dos mais valorizados no mercado. Como já dissemos, o desenvolvedor Full-Stack é considerado um  profissional mais completo, pois, como atua tanto com Front-End quanto com Back-End, é capaz de entregar o projeto do início ao fim. Além disso, deve saber publicar aplicações – o que requer conhecimento em serviços como Azure e AWS e na criação de contêineres, como o Docker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *